DEFINIÇÃO
As aminas são uma classe de compostos químicos orgânicos nitrogenados derivados do amoníaco (NH3) e que resultam da substituição parcial ou total dos hidrogênios da molécula por grupos hidrocarbónicos.
Elas possuem em sua fórmula geral o elemento Nitrogênio, existem muitos estimulantes que possuem em sua fórmula o composto amino: Cafeína, Anfetamina, Cocaína e Crack.
Exemplos:
Amoníaco, gás amoníaco ou amônia
Composto químico cuja molécula é constituída por um átomo de Nitrogênio ( N ) e três átomos de hidrogénio ( H ) de formula molecular NH3.
Fórmula estrutural
Cafeína
A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2.
É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante. Doses terapêuticas de cafeína estimulam o coração aumentando a sua capacidade de trabalho, produzindo também dilatação dos vasos periféricos.
Modelo tridimensional de uma molécula de cafeína. Uma xícara média de café contém, em média, cem miligramas de cafeína. Já numa xícara de chá ou um copo de alguns refrigerantes encontram-se quarenta miligramas da substância.
Fórmula estrutural
APLICAÇÕES / UTILIDADES
Muito usado em ciclos de compressão ( refrigeração ) devido ao seu elevado calor de vaporização e temperatura crítica. Também é utilizado em processos de absorção em combinação com a água.
A amônia e seus derivados ureia, nitrato de amônio e outros são usados na agricultura como fertilizantes. Também é componente de vários produtos de limpeza. Outro produto importante derivado da amônia é o ácido nítrico.
As aminas estão muito presentes no nosso cotidiano.
Estão presentes nos aminoácidos que formas as proteínas dos seres vivos.
Exemplos:
A partir destas substâncias, decorre a presença de aminas na decomposição de animais mortos:
A trimetilamina é uma amina que faz parte do cheiro forte de peixe podre.
A putrescina e a cadaverina são formadas na decomposição de cadáveres humanos.
A putrescina e a cadaverina são formadas na decomposição de cadáveres humanos.
Na indústria, são utilizadas como corantes, em alguns sabões e diversas sínteses orgânicas.
O corante mais conhecido é a anilina. É um óleo incolor com odor aromático.
O corante mais conhecido é a anilina. É um óleo incolor com odor aromático.
As aminas são classificadas de acordo com a quantidade de radicais orgânicos ligados ao Nitrogênio. Uma amina primária possui apenas um radical orgânico ligado a ela, uma secundária possui dois radicais e uma terciária possui três. Veja alguns exemplos mostrando as aminas primária, secundária e terciária, respectivamente:
Note que nesta classificação os tipos e tamanhos de radicais não importam, nem se eles são iguais ou não.
Regras de nomenclatura
· > Contar quantos radicais estão presentes na amina;
· > Colocar seus nomes, em ordem do menor para o maior, seguido da palavra AMINA, que pode ou não ser separada por hífen;
· > Se for necessário, colocar prefixos DI ou TRI para indicar radicais iguais.
Exemplos:
Dois Radicais Metil
Dimetil-Amina
Radicais Metil + Etil + Fenil
Metil-Etil-Fenilamina
Radical Propil
Propilamina
Nomenclatura de aminas complexas
As regras de nomenclatura de aminas complexas são válidas apenas quando estas forem primárias. Veja quando uma amina é considerada complexa:
> É impossível, através de prefixos para radicais (tais como iso-, sec-, n-, etc) indicar a posição do radical amina (NH2).
> É impossível ou muito difícil, através de regras de nomenclatura de radicais, indicar o nome do radical ligado à amina.
> O radical ligado ao grupo amina é ramificado ou insaturado e não é possível ou é muito difícil dar seu nome pelas regras de nomenclatura comum.
Caso isto ocorra, o grupo amina é considerado uma ramificação de um hidrocarboneto comum. Neste caso, o Carbono 1 é aquele que estiver mais próximo do grupamento amina.
Por exemplo:
Dois Radicais Metil
(Carbono 2)+ Ligação
Dupla (Carbono 4)+ Amino
(Carbono 3) + 6 Carbonos
3-Amino-2-Dimetil-4-Hexeno
Radical Etil (Carbono 4) +
Amino (Carbono 1) + Benzeno
1-Amino-4-Etil-Benzeno ou